DIA DA ENGENHARIA DA AERONÁUTICA

Engenharia da Aeronáutica: pioneirismo e legado

No dia 28/10, a FAB homenageia Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho
Publicada em: 28/10/2023 08:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia Rocha
Edição: Agência Força Aérea

Dia 28 de outubro é o Dia da Engenharia da Aeronáutica e do Engenheiro Aeronáutico. A data é uma homenagem a uma figura lendária: um visionário da aviação nacional e um transformador de sonho em realidade. Dono de uma honrosa biografia, o referenciado é Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, Patrono da Engenharia da Aeronáutica.

Nascido em Fortaleza (CE), em 1904, ele concluiu, em 1938, o Curso de Engenheiro Militar na Escola Técnica do Exército, atual Instituto Militar de Engenharia. Com um espírito pioneiro, esse brasileiro deixou um inegável legado.

À frente da primeira Comissão de Organização do Centro Técnico de Aeronáutica (COCTA), perseguiu uma estratégia definida pela trilogia “Ensino, Pesquisa e Indústria”. Com esse pensamento, nasceu o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em 1950. Nesse mesmo ano, foi dado início ao Curso de Engenharia Aeronáutica, em São José dos Campos (SP), local escolhido para implantar o Centro Técnico de Aeronáutica que, em 1969, transformou-se no Centro Técnico Aeroespacial (CTA). O ITA, juntamente com o CTA, foram fundamentais para o desenvolvimento da promissora Indústria Aeronáutica brasileira.

Segundo o Diretor de Tecnologia da Informação, Major-Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral, historicamente, a Força Aérea Brasileira (FAB) tem sido indutora de pesquisa e desenvolvimento no Brasil por conta da associação natural de seus meios aeronáuticos e aeroespaciais com tecnologias no estado da arte.

“O processo evolutivo da FAB se confunde com a progressiva e expressiva participação da Engenharia da Aeronáutica, em todas as suas especialidades, desde a construção e manutenção de seus aeródromos e instalações prediais, nos hangares de manutenção de aeronaves e motores, nas estações de trabalho dos projetistas, nos institutos de pesquisas, nos centros de controle do espaço aéreo, nos centros de computação, e indo até as ferramentas para tomadas de decisão nos mais altos níveis de gestão e governança”, explicou o Oficial-General.

Atuação na FAB

Na Força Aérea Brasileira, o profissional de Engenharia tem atuação nos mais distintos segmentos, como Engenharia Civil, Aeronáutica, Aeroespacial, Mecânica, Elétrica, Eletrônica, Cartografia, Infraestrutura, Agrimensura, Computação e Telecomunicações, entre outras.

O ingresso na Instituição ocorre por meio de vestibular para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), por concurso para o Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica (EAOEAR) e, por processo seletivo, para o Quadro de Oficiais Convocados (QOCON).

Fotos: Arquivo FAB

imagens/original/46451/em_1950_o_Curso_de_Engenharia_Aeronautica_teve_inicio_em_Sao_Jose.JPG
imagens/original/46451/MARECHAL_CASSIMIRO_MONTENEGRO_FILHO.JPG
imagens/original/46451/mareCHAL_CASSIMIRO_MONTENEGRO_FILHO3.JPG
imagens/original/46451/MARECHAL_CASSIMIRO_MONTENEGRO_FILHO_2.JPG
imagens/original/46451/maRECHAL_CASSIMIRO__movido_pela_Aviacao.JPG